16. O INAF é dividido em cinco níveis de alfabetismo funcional: Analfabeto 4% Rudimentar 23% Elementar 42% Intermediário 23% Proficiente 8% O grupo analfabeto mais o rudimentar são considerados analfabetos funcionais... Analfabetismo funcional é a incapacidade que uma pessoa demonstra ao não compreender textos simples. Tais pessoas, mesmo capacitadas a decodificar minimamente as letras, geralmente frases, sentenças, textos curtos e os números, não desenvolvem habilidade de interpretação de textos e de fazer operações matemáticas. Não conseguem interpretar as informações em um gráfico como este: O que se pode fazer? Você pode escolher não fazer nada e então deixar que sua criança fique entre os 92% da média ou tomar a decisão agora para que ela esteja entre os 8% de leitores proficientes. Deixar para depois pode ser tarde demais. A minha parte eu estou fazendo. Agora é com você! Clicar no botão abaixo se você quer descobrir agora as 7 Etapas da Leitura Precoce.
Mas não foi isso que me chamou a atenção na mensagem dele, e sim o que ele escreveu no fim: “Prof. Carlos, embora meu filho não atinja os resultados esperados nessas disciplinas, com toda sinceridade, eu sinto que ele é capaz”. Pois bem, esse pai disse “meu filho é capaz” e tem toda razão, realmente o filho dele é capaz. Mas será que o filho é hábil?
18. 2. Os professores muitas vezes não têm as habilidades ou motivação para ensinar de forma eficaz. 3. Muitas vezes, os insumos não chegam às salas de aula ou afetam a aprendizagem. 4. A má gestão e governança geralmente prejudicam a qualidade da escolaridade. O relatório ainda sugere uma intervenção precoce na primeira infância , o que vai de encontro com que sempre venho propondo aqui no blog. Na minha opinião dizer que que levaríamos 263 anos é o mesmo que dizer que a alfabetização no Brasil não tem solução. Isso é um exagero e ao mesmo tempo não é. Se o Brasil continuar insistindo nas mesmas metodologias, continuar a fazer mais do mesmo e se não tiver o engajamento dos pais é o que se pode esperar. A origem de todo este problema está na alfabetização. Os nossos problemas em termos de aprendizagem no nono ano do Ensino Fundamental e ensino médio, têm a mesma origem, a raiz de todo este problema está na alfabetização, no Brasil em média 55% das nossas crianças chegam ao final do 3º ano do Ensino Fundamental, quando já deveriam estar alfabetizadas, apresentam uma alfabetização inadequada em leitura. A gente só vai chegar lá daqui uns 260 anos, e esse é um atraso que não podemos aceitar, é preciso ver toda a sociedade trabalhando em conjunto para conseguir políticas educacionais exitosas de qualidade, em especial o engajamento e a participação ativa das famílias para que seus filhos fiquem fora dessa triste realidade. As 7 Etapas da Leitura Precoce E-book: As 7 Etapas da Leitura Precoce E-book: As 7 Etapas Da Leitura Precoce +Bônus ...
Para quem deseja se aprofundar nesse tema, recomendamos fortemente a leitura do Manual de Consciência Fonêmica, que traz recomendações para trabalhar todos os fonemas da língua e atividades com passo-a-passo. O Manual pode ser utilizado tanto na escola quanto em casa por pais que desejam alfabetizar seus filhos. Para saber como adquirir, clique aqui.

Não existe uma receita para lidar com o processo de aprendizagem das crianças, o que podemos fazer é ter paciência... muita paciência. E além do mais nem todas as crianças são iguais, cada uma irá aprender no seu tempo, como diz aqui mesmo no blog, não podemos forçar, pois se trata de um processo de conhecimento e descobertas para a criança. Meu filho tem 5 anos e está no Pré II, no inicio foi uma dificuldade, estão vendo a família do pa, pe, pi, po, pu, pão, às vezes ele ainda troca algumas famílias silábicas, eu acredito que isso seja normal. Minha mãe é professora da educação infantil tem mais de 20 anos, eu sempre participei de algumas aulas, já fui substituta na escola para ela, sempre existiu, existe e vai existir crianças que terão mais dificuldade em aprender do que outras. Mas não devemos esquecer, cada uma tem seu tempo, com amor e paciência podemos ajudar nessa evolução dos nossos pequenos.
×